Conecte-se

Cinco parques na Zona Leste para curtir nos seus momentos de lazer

Lazer

Cinco parques na Zona Leste para curtir nos seus momentos de lazer

Geralmente quem mora na zona leste costuma sofrer para achar um lugar bacana e de preferência gratuito pra sair. A maioria dos lugares para diversão e eventos na cidade de São Paulo, ficam no centro ou o mais longe possível para quem mora na “ZL”. Por isso vamos mostrar uma lista com cinco parques super legais na zona leste com entra gratuita, para aproveitar esses lindos dias e passear com os filhos, com a família ou sozinho mesmo.

1- Parque do Carmo

Parque do Carmo

Possui uma área de aproximadamente 1.500.000 metros quadrados, é o segundo maior parque urbano da cidade de São Paulo e um dos maiores da região metropolitana.Conta com uma imensa reserva de Mata Atlântica, além de uma vasta fauna e flora.

É uma mini selva no meio da zona leste, com mais de 6 mil árvores, entre cerejeiras e eucaliptos, vários animais (é muito fácil você estar caminhando e dar de cara com um esquilo querendo roubar seu salgadinho), espaço para piquenique.

O Parque contem um Museu do Meio Ambiente, Planetário do Carmo, lagos, estacionamento, anfiteatro natural, aparelhos de ginástica (barras), campos de futebol, ciclovia, pista para correr, playgrounds, quiosques e churrasqueiras.

Informações:
Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal
End.: Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera – zona Leste – São Paulo.
Horário de funcionamento: diariamente, das 5h30 às 18h.
Tel.: (11) 2748-0010

2- Parque Linear Tiquatira

Parque Linear Tiquatira

É o primeiro parque linear da cidade de São Paulo, pois foi construído às margens do Rio Tiquatira, de forma a ajudar na preservação e conservação do leito do córrego, além de garantir uma faixa segura de jardinamento e arborização entre o córrego e as vias urbanas.

Possui 320.000 m² e seus principais atrativos incluem quadras poliesportivas, campos de futebol, pistas de Cooper,
caminhada, ciclismo e skate, áreas de convivência e anfiteatro aberto. Na infraestrutura de serviço, encontram−se quiosques cobertos com mesas e bancos, sanitários e bebedouros, porém não há serviços de alimentação no local.

O parque é bem arborizado, permitindo que o visitante circule por entre uma enorme variedade de árvores, plantas e flores, e também observe uma diversidade de pássaros, aves e animais de pequeno porte. A presença de animais de estimação é permitida no parque, contanto que se respeitem as normas de circulação: utilização de guias e focinheiras para raças de grande porte.

Eventos fixos do parque são a Feira de Artesanato aos domingos, das 10h às 16h e a Ciclofaixa de Lazer, com 14 km de extensão (7 km em cada sentido) – funciona no entorno do parque aos domingos e feriados, das 7h às 16h, passando também pelas avenidas Dom Hélder Câmara e Calim Eid.

Informações:
Parque Linear Tiquatira.
Horário: aberto de domingo a domingo – sem portões.
End.: Av. Governador Carvalho Pinto − 1.665/1757 − Penha – zona Leste – São Paulo
Tel.: (11) 2641-2712

3- Parque Piqueri

Parque Piqueri

O nome Piqueri faz alusão à tribo indígena que habitava a área localizada na confluência do Ribeirão Tatuapé e do Rio Grande, atual Tietê. A área do parque corresponde à antiga Chácara do Piqueri que em 1976, que foi definitivamente incorporada ao patrimônio municipal.

O parque tem uma extensão de 97.200 m² com áreas de estar, pista de Cooper, bicicletário, campo de futebol de areia, quadra de campo, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, playgrounds, lago, palco para apresentações, sanitários, canchas de bocha. Na área do parque funciona também o Ponto da Leitura (SMC).
Obs: Existem vagas para estacionar na Rua Tuiuti em frente ao Parque

Possui vegetação composta por eucaliptal, alameda de sibipirunas, bambuzal e bosques heterogêneos. Destacam-se alecrim-de- campinhas, casuarina, espatódea, faveira, grevílea-gigante, ingá-banana, jacarandá-mimoso, jatobá, jerivá, magnólia-branca, paineira, pau-ferro e pau-incenso. Foram registradas 152 espécies, das quais 5 estão ameaçadas como a grumixama, o pinheiro-do-paraná e a unha-de-vaca-do-campo.

Conta com aproximadamente 90 espécies de fauna, incluindo peixes, sapo-cururu, tigres-d’água e cobra-de-duas-cabeças, que, na verdade, trata-se de um lagarto serpentiforme. Setenta e nove espécies de aves, com destaque para a família dos pica- paus, sabiás, papagaios e maracanãs, papa-moscas tiranídeos e, saíras e sanhaçus – traupídeos, que reúnem grande número de espécies. Há registros interessantes de anambé-branco-de-rabo-preto, sabiá-ferreiro, saíra-ferrugem, saí-azul e saí- andorinha que chamam atenção pela beleza da plumagem ou canto. Ouriço-cacheiro representa o mamífero do parque.

Informações:
Parque Piqueri
Rua Tuiuti, 515 – Tatuapé
Horário: Todos os dias, das 6h às 18h
Tel.: (11) 2097-2213

4- Parque Ecológico do Tietê

Parque Ecológico do Tietê

O Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo, ocupa uma área de 14 milhões de metros quadrados, que vai desde a Barragem da Penha ao município de Guarulhos, na Grande São Paulo.

O parque conta com Centro de Educação Ambiental, Centro Cultural, Museu do Tietê, biblioteca, palco para shows, cinco quadras poliesportivas, 17 campos de futebol, playgrounds, áreas de ginásticas, quiosques com churrasqueiras, aluguel de pedalinhos, barcos e bicicletas.

Além de tudo isso, nele existe um Centro de Recepção de Animais Silvestres, que abriga 2 mil animais apreendidos ou doados.
O CRAS não é aberto ao público, mas não é só lá que você encontra animais. Ao andar pelas trilhas, vários quatis vêm te fazer companhia, além de vários outros bichinhos.

Informações:
Parque Ecológico do Tietê
Rua Guirá Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart
Horário: Todos os dias, das 8h às 17h
Tel.: (11) 2958-1477

5- Parque Ecológico Vila Prudente

Parque Ecológico Vila Prudente

Em seus 6 mil m², o Parque Ecológico Vila Prudente é também conhecido por parque Lydia Natalizio Diogo. Sua
infraestrutura conta com playground, pista de cooper e caminhada, sanitários e viveiro.

No parque, podem ser encontradas 23 espécies de aves, como o joão-de-barro, o sanhaço-cinzento, o gavião-carijó e o beija- flor-tesoura, além de diversos tipos de árvores, entre elas o pinheiro-do-paraná, jacarandá-mimoso, pata-de-vaca, pau- ferro, sibipiruna, araribá, suína e a ingá.

Para quem gosta de peixes, o parque oferece visitas monitoradas ao lago com carpas. O local ainda conta com um centro de educação ambiental que cultiva uma horta orgânica e uma mandala de plantas medicinais.

Informações:
Parque Ecológico Vila Prudente
Rua João Pedro Lecor, s/n – Vila Prudente
Horário: todos os dias, das 6h às 22h
Tel.: (11) 2910-8774

2 Comentários

2 Comments

  1. Jeniffer

    10/09/2017 em 11:57 AM

    Falto o vila jacui

  2. Luiz

    11/09/2017 em 9:59 AM

    …essa matéria sobre os locais de lazer muito boa, como é bom ter parques perto da gente e se for gratuito melhor ainda!!!
    Eu gosto muito do parque do Carmo…mas infelizmente ele perdeu seu glamour para o mato que cresce sobre os seus gramados que outrora bem cuidado, mas que agora sucumbiram pois foram engolidos pelo capim, pena…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Lazer

Advertisement

Estamos no Facebook

Subir